Ad Home

Últimas

Bundesliga é líder de gols entre principais ligas da Europa e amplia investimento em novos talentos


  • Alta média de gols nos jogos da Bundesliga garantem ao público certeza de partidas atraentes e divertidas
  • Projeto Zukunft garantiu 22 milhões de euros para investimento na formação de jovens. Valor significa 2% do contrato de transmissão das partidas


Todos os anos, a Liga de Futebol Alemã (DFL) publica os principais números da Bundesliga para se obter uma comparação direta com as outras principais ligas internacionais. E o relatório publicado da primeira metade da temporada 2019/2020 apontou que a Bundesliga é a liga que tem os jogos mais atraentes.

Somente na primeira parte da temporada, em média, os espectadores assistiram a 3,2 gols por partida (um total de 492 gols), fato que garante a Bundesliga a liderança entre as principais ligas do continente europeu.

Outro fator que colabora para a afirmação de que não existe jogo chato na Bundesliga é de que apenas 3,3% dos jogos terminaram em empate sem gols.

Por partida, a média é de 27 chutes ao gol, fato que ressalta ainda mais o bom aproveitamento dos atacantes: 15,4% de conversão das suas finalizações. Esses números são maiores do que os proporcionados em países como Inglaterra, França ou Espanha, por exemplo.

Os destaques deste início de temporada 2019/2020 da Bundesliga ficam por conta de Robert Lewandowski (Bayern de Munique) e Timo Werner (RB Leipzig), jogadores que comandam os ataques de suas equipes.

Outro atacante que merece destaque é Erling Haaland, que vem chamando atenção do planeta com seu desempenho e ajudando a colocar a si próprio, o Borussia Dortmund, seu clube, e a Bundesliga em destaque internacional através de suas atuações recentes.

Por fim, outro indicador que comprova a fluidez da Bundesliga é a baixa média de número de faltas por partida: 25,1. A marca garante a segunda posição entre as menos faltosas da Europa.

2.Bundesliga também tem alto índice de gols

A 2.Bundesliga, tal qual a principal, apresenta alta média de gols e de chutes em suas partidas: 3 gols por partida e 27,8 chutes a meta adversária.

Junto dos bons números, nota-se também um bom nível de conclusão dos passes diretos (81,8%) e menos faltas do que a Bundesliga principal: 25 por jogo, fato que, por conseqüência, faz com que a média de cartões amarelos também seja baixa: 4 por partida.

Coeficiente UEFA

Com tamanho índice desportivo, os clubes alemães já acumulam 12.428 pontos em relação ao coeficiente UEFA, que é usado para determinar o número de vagas na Liga dos Campeões da Europa e, também, na Liga Europa.

Com esse indicador atual, a Alemanha garantirá o terceiro lugar e vai ficar na frente da Itália e da França, por exemplo.

Projeto Zukunft


Com média de 25,6 anos, a Bundesliga tem a segunda média mais baixa de idade entre as principais ligas europeias. E, a partir desse indicador, a DFL e a DFB estão ampliando os investimentos para desenvolverem academias específicas para jovens. O objetivo visa aprimorar a formação dos jovens.

Como um fundo de desenvolvimento de jovens jogadores, a DFL repassou um total de 4,6 milhões de euros na temporada 2018-2019 para clubes de todas as divisões da Alemanha que formaram jogadores e que hoje atuam entre os profissionais.

Para ter direito ao recebimento desta verba da DFL, os clubes devem ter jogadores formados em suas categorias de base - desde seus 5 anos até os 21 - e que tenham assinado seus primeiros contratos profissionais. A regra vale tanto para clubes da Bundesliga quanto 2.Bundesliga.

O valor é calculado proporcionalmente de acordo com os minutos jogados e só vale até 23 anos.
O dinheiro deste fundo de desenvolvimento representa 2% da receita nacional obtida pela venda dos direitos de transmissão: ou seja 22 milhões de euros na temporada 2018-2019.

Chistian Seifert, CEO da DFL, descreveu o Projeto Zukunft: "É o projeto esportivo mais importante do futebol na Alemanha nos próximos 10 a 15 anos".

Um comentário:

  1. Ja faz muitos anos que é o campeonato com mais gols. Mais emoção. Melhores e maiores torcidas. E cada vez melhor na base. Dfb ta de parabens. Premier e outras ligas são nutellas. Prosit!

    ResponderExcluir