Ad Home

Últimas

Steven Zuber, o empréstimo perfeito para o Stuttgart

Por Jonathan Gonçalves, do FussballBR
No Twitter: @Goncalvizmo

Emprestado pelo Hoffenheim, Zuber caiu como uma luva no esquema de Markus Weinzierl

Steven Zuber é um jogador suíço de 27 anos, que atualmente encontra-se emprestado ao Stuttgart pelo Hoffenheim. Sua posição de origem é a meia-esquerda, porém, é um jogador polivalente, atuando pelos dois lados do campo e exercendo também outras funções, o que sem dúvidas, ajuda bastante o treinador do VfB, Markus Weinzierl, que vem utilizando o jogador em todas as partidas e numa posição diferente de sua origem.

Zuber chegou ao Stuttgart no dia nove de janeiro de 2019, com empréstimo válido até o fim da temporada. O treinador do Hoffenheim, Julian Nagelsmann, não contava mais com o jogador suíço para o resto da temporada, após utiliza-ló em nove partidas da Bundesliga no primeiro turno, além de três jogos na Champions League e um na DFB-Pokal. Contudo, Zuber não se encontrava satisfeito com a falta de oportunidades e o clube achou melhor empresta-lo, o que seria bom para todos no momento.

No esquema tático de Markus Weinzierl, Zuber atua como meio-campo central, geralmente contando com Gonzalo Castro e Santiago Ascacíbar ao lado, o suíço vem desempenhando a função com muita qualidade, tanto defensivamente como também ofensivamente. Em apenas nove jogos com a camisa dos Suábios, Zuber marcou cinco gols e deu uma assistência, contribuindo demais para a equipe briga contra o rebaixamento, evitando duas vezes derrotas: diante do Werder Bremen em que equipe acabou empatada por 1 a 1 e a outra ante ao clube detentor do seu passe, o Hoffenheim, também em 1 a 1, mostrando para o ex-treinador que poderia ser útil para a equipe de Sinsheim.

Mapa de calor de Zuber contra o Hoffenheim (Sofascore)

Markus Weinzierl conta com Zuber para surgir como efeito surpresa com seu bom poder ofensivo. O suíço tem como característica o passe diagonal com força. Afinal, quem lembra que foi Zuber quem marcou o gol de empate da Suíça diante do Brasil na Copa do Mundo de 2018? É um jogador que sabe vir de trás e surpreende as defesas adversárias. Após marcar contra o Hoffenheim, Zuber comemorou em frente aos torcedores do TSG até chegar aos braços do mascote do Stuttgart, o que não agradou seu ex-técnico Nagelsmann: "Eu achei a comemoração dele na frente de nossos fãs um pouco infeliz. Não sei se era mesmo necessário fazer isso", ponderou o treinador alemão.

Após saber da crítica de Nagelsmann, Zuber respondeu: "Não fiz para provocar os torcedores do TSG Hoffenheim. Eu não jogo futebol para os outros, mas sim para mim mesmo. Queria provar isso a mim mesmo, é disso que se trata." , disse o suíço.

Apesar da troca de farpas, Nagelsmann ainda disse: "Ele é um cara legal e um bom jogador para mim. É seu trabalho fazer bons jogos e ele fez isso hoje", fechou Nagelsmann.


Após o confronto diante do Hoffenheim, tive a certeza que Zuber está honrando seu empréstimo ao Stuttgart, mas duas perguntas ficam abertas: Será que Zuber será capaz de evitar o playoff de rebaixamento junto ao Stuttgart? Que vive fase difícil. Após o termino do contrato, será que o jogador regressará ao Hoffenheim? Uma coisa ele e nós podemos ter uma pequena certeza, Julian Nagelsmann não será mais seu treinador, a não ser que o destino leve-o ao RB Leipzig, clube do qual o técnico já está acertado para a próxima temporada.

Weinzierl contará com Zuber para as oito rodadas finais, que serão cruciais para o clube do sul da Alemanha. O suíço já se mostrou capaz de ajudar os Suábios, e fará o possível para mantê-los na primeira divisão.

Nenhum comentário