Ad Home

Últimas

Glossário do futebol alemão: as principais palavras do mundo futebolístico

Por Leonardo Tezoto
@LeonardoTezoto

Ah, a língua alemã… com certeza você já assistiu uma partida de futebol alemão e ficou imaginando a tradução daquela palavra, não? Ou estava acompanhando um jogo por Live no Twitter do clube e então surge uma palavra: “Anpfiff!” Parece um palavrão, mas não é. Apenas significa Início de jogo.

Neste artigo traremos as palavras alemãs mais usadas na modalidade, então pegue a sua Bier (cerveja) e lass uns lernen (vamos aprender)!

Conhecido por muitos como futebol, o Fußball é uma caixinha de surpresa que nos traz emoção a cada Spiel (jogo), podemos trabalhar muitas coisas em cima do Fußball, como o aprendizado de um idioma, mais precisamente a deutsche Sprache (a língua alemã).


O Fußball tem o seu momento inicial, como já mencionado antes: Anpfiff! Mas é sempre bom aquela pausa para ir comer e beber alguma coisa, não? Aqui vai mais uma: Halbzeit (intervalo)! E, para encerrar, o final de jogo: Endspiel.

Sempre com os Fußballstadien (estádios de futebol) lotados e com um apoio máximo da torcida, os times da Bundesliga (liga nacional) fazem um show à parte nas Tribüne (arquibancadas), ainda mais quando um dos times faz um Tor (gol). Mas quando é um Eigentor (gol contra) a torcida reclama muito.

Claro, uma Sieg (vitória) é bem mais importante do que um Stadion (estádio) lotado em um Spieltag (dia de jogo), pois valem 3 Punkte (pontos) na Tabelle (tabela), o que possibilita o Club (clube) ser Meister (campeão) do campeonato. Porém, o time pode ter uma Niederlage (derrota) e acabar indo para o Abstiegszone (zona de rebaixamento) ou para a Relegation (promoção), onde o décimo sétimo disputa dois jogos contra o terceiro colocado da Zweite Liga (segunda divisão) para ver qual dos times terá acesso à elite do Deutsche Fußball.

Entre essas e outros palavras, aqui estão mais algumas para você aumentar o seu vocabulário:

Borussia: o nome latino para Prússia. Dortmund e Mönchengladbach compartilham o nome, ambos os times localizados no antigo Império Prussiano, que atingiu o norte da Alemanha.

Dinos: apelido dado aos torcedores do Hamburgo, motivo: por estarem desde 1963 na Bundesliga.

Dritte Liga: terceira divisão da Alemanha.

Elfmeter: pênalti.

Freistoß: cobrança de falta.

Fußballplatz: campo de futebol.

Fußballverein: time de futebol.

Gegner: oponente.

Die Gelbe Wand: muralha amarela.

Joker: um jogador substituto que entra e marca um gol.

Kader: escalação.

Kopfball: cabecear a bola.

Latte: trave.

Mannschaft: time.

Die Nationalmannschaft: seleção alemã.


Nenhum comentário