Ad Home

Últimas

Análise: a importância de Javi Martínez para o time do Bayern de Munique

Por Leonardo Tezoto
@LeonardoTezoto

O Bayern sem dúvidas possui um elenco cheio de estrelas. Quando pensamos no gigante alemão, nomes como Robben, Ribéry, Hummels e Neuer sempre vêm à cabeça, mas por qual motivo o nome de Javi Martínez não se destaca para muitos?

O espanhol de 29 anos de idade está no Bayern de Munique desde 2012 sendo uma peça-chave para o elenco da Baviera, mesmo não tendo grande destaque na mídia. O jogador é aquele que faz de tudo pelo time na surdina.


De acordo com site do Squawka, que mostra dados de jogadores, Javi Martínez possui média de quase 40 desarmes ganhos por jogo e com 88% de acerto de passe por temporada. Com certeza é uma média espetacular para um volante defensivo - detalhe: 64% dos passes foram ofensivos, enquanto 36% foram para trás.

No atual esquema em que Vidal (23), Thiago Alcântara (6) e Martínez (8) compartilham o meio-campo, o atleta espanhol ganha um papel muito importante: conter o contra-ataque e cobrir as subidas para o ataque de Vidal e Thiago. Martínez possui uma das melhores médias de desarmes do time do Bayern: só no primeiro tempo contra o time do Besiktas, ele acertou 4 desarmes, não perdeu nenhum duelo e foi preciso em todos passes.


Apesar de não ter velocidade, Martínez consegue suprir todos os espaços vazios no campo, como mostrado na imagem do jogo contra o Besiktas. O volante teve o papel de ficar atrás, enquanto Thiago e Vidal pressionavam o time turco - no setor defensivo, eles deixaram um buraco após o centro do campo: Martínez estava lá. Quando acionado, o espanhol conseguia recuperar a bola para o time alemão.

Falando mais defensivamente, Martínez já atuou como zagueiro pelo próprio time do Bayern na era Ancelotti e Pep Guardiola, jogando em um 4-2-3-1 ou 4-3-3, mas agora o espanhol deixa a sua posição para fazer um 5-2-3-1 ou até um 3-4-3-1 durante os jogos.


No primeiro gol do Bayern diante do Besiktas, Vidal e Thiago participaram do lance: Vidal estava no ataque, tocou para Thomas Müller fazer o cruzamento, e lá estava Thiago na grande área para marcar o gol dos bávaros. Esse é Javi Martínez, o jogador que pode fazer diversas funções para deixar livre os jogadores do Bayern. Com esse poder defensivo, o time de Munique consegue fazer com que Vidal e Thiago flutuem no meio-campo, conseguindo chegar a grandes jogadas. 

Javi Martínez: a chave secreta para o sucesso do  Bayern de Munique.

Nenhum comentário