Ad Home

Últimas

As grandes rivalidades regionais do futebol alemão: Borussia Dortmund x Schalke

Por Marcelo Porto
Twitter: @porto2112

Borussia Dortmund x Schalke 04


Conhecido como “a mãe de todos os dérbis”, o clássico do Vale do Ruhr (ou Revierderby) entre Borussia Dortmund e Schalke 04 carrega sempre uma dose extra de emoção para as torcidas apaixonadas desses dois tradicionais clubes do futebol alemão. A rivalidade entre aurinegros e azuis-reais não nasceu a partir de razões políticas, religiosas ou algum outro fator externo ao futebol, mas ganhou força a partir dos anos 60.

Por incrível que pareça, a relação entre Dortmund e Schalke era bastante cordial até o começo dos anos 40, havendo uma simpatia mútua entre os seus torcedores. Em parte, isso se deve ao fato de que o BVB ainda era um clube bastante modesto na época e não representava uma ameaça à hegemonia do time de Gelsenkirchen, que havia conquistado seis títulos nacionais no período de 1934 a 1942. Isso começou a mudar em 1943, quando os aurinegros obtiveram sua primeira vitória diante do dominante Schalke e iniciaram sua ascensão, a qual veio a se consolidar durante a década de 50 com dois títulos do campeonato alemão em 1956 e 1957.

Na era da atual Bundesliga, a rivalidade entre Borussia Dortmund e Schalke 04 se estabeleceu como uma das principais do futebol alemão com diversos jogos marcantes ao longo das décadas. A primeira edição em 1963/64 já contava com os dois clubes, e na terceira rodada ocorreu o primeiro clássico desta nova era, o qual foi vencido por 3x1 pelos azuis-reais. No entanto, uma reviravolta não tardou a vir, pois já no returno da mesma temporada, o BVB bateu os rivais de Gelsenkirchen por 3x0, a primeira de uma série de oito vitórias consecutivas que viriam no clássico, inclusive com algumas goleadas expressivas como o 7x0 em 1966.

O momento dos dois clubes foi algo que inegavelmente contribuiu para que a rivalidade ficasse mais acirrada a partir do final dos anos 60. Não bastasse o declínio do próprio time, os torcedores azuis-reais tiveram que testemunhar a escalada dos outrora inofensivos vizinhos que logo se tornaram um dos maiores clubes da Alemanha. É graças a esse dinamismo do futebol que tal clássico ganhou um nível diferenciado de emoção, proporcionando momentos memoráveis não só para os torcedores das duas equipes, mas também para todos os apreciadores do futebol alemão.

Curiosidades

→ Os números do confronto, tanto na Bundesliga quanto na Copa da Alemanha, são bastante equilibrados. Atualmente, o Borussia Dortmund tem apenas uma vitória a mais que o Schalke;

→ Uma das partidas mais incríveis do clássico ocorreu na temporada de 1997/98 e teve como protagonista o goleiro Jens Lehmann. O BVB vencia a partida por 2x1 até o último minuto quando o goleiro do Schalke, numa tentativa desesperada, foi para a área adversária numa cobrança de escanteio a favor dos azuis-reais. Lehmann aproveitou muito bem a oportunidade e marcou de cabeça para empatar o jogo, tornando-se também o primeiro goleiro da história da Bundesliga a marcar um gol;

→ A temporada de 2006/07 foi pouco produtiva para o Borussia Dortmund, mas os torcedores aurinegros tiveram um bom motivo para celebrar: o time frustrou as expectativas de título do principal rival, que foi para a disputa do clássico na 33ª rodada liderando o campeonato, mas saiu derrotado por 2x0. Esse resultado tirou o Schalke da ponta da tabela e o título acabou ficando com o Stuttgart.

Nenhum comentário