Ad Home

Últimas

As grandes rivalidades regionais do futebol alemão: Nuremberg x Greuther Fürth

Por Marcelo Porto
Twitter: @porto2112

Nuremberg x Greuther Fürth


É fato que Nuremberg e Greuther Fürth não figuram entre as principais equipes do futebol alemão nos tempos atuais, porém, os protagonistas do dérbi mais antigo da Alemanha já foram os dois maiores clubes do país, tendo inclusive formado a base da Seleção Alemã na década de 1920.

O chamado dérbi franconiano envolve os clubes das cidades fronteiriças de Nuremberg e Fürth na região da Francônia, localizada ao sul da Alemanha. As duas cidades se desenvolveram praticamente juntas e compartilham o mesmo dialeto, mas no futebol estão em lados totalmente opostos. Os clubes Nuremberg e Greuther Fürth foram fundados na mesma época (1900 e 1903, respectivamente) e a proximidade geográfica entre as cidades  fez com que surgisse uma competitividade natural entre eles, a qual se acentuou na década de 1920, quando ambos dominavam o campeonato alemão e competiam entre si para ver quem seria o campeão. Nesse intervalo de 10 anos, o Nuremberg ficou com o título em cinco ocasiões, enquanto o time de Fürth teve dois triunfos.

Nos anos 30, chegou ao fim o ciclo vitorioso da década anterior para ambos os times, que conquistaram apenas títulos regionais nesse período. Nuremberg e Greuther Fürth alternaram períodos de altos e baixos a partir de então, e o clássico só voltou a ganhar certo protagonismo no início da década de 50, porém, a época de ouro já havia passado. A criação da Bundesliga em 1963 foi particularmente dura para o Greuther Fürth, que só foi conquistar uma vaga na elite do futebol alemão na temporada de 2012/13. Já o Nuremberg chegou a ser campeão na temporada de 1967/68, sendo este seu primeiro e, por enquanto, último título nacional no atual formato da competição.

Hoje, Nuremberg e Greuther Fürth disputam a segunda divisão da Bundesliga sem grandes aspirações de títulos relevantes, no entanto, a rivalidade permanece viva entre as duas torcidas franconianas apaixonadas pelos seus respectivos clubes, sendo passada de geração para geração e preservando assim mais de um século de história do futebol alemão.

Curiosidades

→ Os dois times já se enfrentaram 261 vezes desde 1909, sendo este não apenas o dérbi mais antigo da Alemanha, mas também o mais frequente. O Nuremberg leva uma larga vantagem nos números do confronto, com 134 vitórias contra apenas 74 do Greuther Fürth;

→ Em abril de 1924, o elenco da Seleção Alemã era composto inteiramente por jogadores do Nuremberg ou do Greuther Fürth, mas a rivalidade entre os clubes era tão grande na época que os jogadores não queriam atuar e nem viajar ao lado dos rivais. Após pressão da DFB, os jogadores se dividiram em dois grupos e viajaram em vagões separados para a Holanda, onde conquistaram a primeira vitória alemã diante da Seleção Holandesa;

→ Transferências entre os dois times são bem raras até os dias atuais. Um dos poucos e mais curioso caso foi o do jogador Hans Sutor, do Greuther Fürth. Após o time perder a final do campeonato alemão em 1920 para o seu principal adversário, o atleta casou-se com uma torcedora do Nuremberg. Resultado: foi dispensado do time de Fürth e, posteriormente, contratado pelo rival. Uma prova do quanto o dérbi era levado a sério já naquela época.

Nenhum comentário