Ad Home

Últimas

As grandes rivalidades regionais do futebol alemão: Hannover x Eintracht Braunschweig

Por Marcelo Porto
Twitter: @porto2112

Hannover 96 x Eintracht Braunschweig


Esta é uma rivalidade que transcende o futebol, de modo que para compreendê-la, é necessário mergulhar um pouco na história das duas maiores cidades do Estado da Baixa Saxônia: Hannover e Braunschweig.

Cerca de 60 km separam as duas cidades em questão, as quais há séculos competem pelo domínio da região em termos de importância. Essa disputa tem sua origem ainda na Idade Média, quando o duque “Henrique, o Leão” escolheu o território de Braunschweig como seu local de residência e, a partir disso, desenvolveu aquela região tornando-a uma das cidades mais importantes da Europa Central.

Isso durou até meados do século XVII, quando o duque Herzog Georg optou por Hannover como seu local de residência, movendo toda a central do poder para a cidade vizinha e levando consigo também o desenvolvimento. Essa mudança desencadeou o período mais tenso entre as duas cidades, inclusive com conflitos nas fronteiras, dando origem a uma rivalidade que perdura até hoje entre seus habitantes, ainda que em uma intensidade bem menor do que naquela época.

Como é de se esperar, o futebol não fica alheio a essa rixa histórica entre as cidades, sendo esse o fator principal para que o clássico entre Hannover 96 e Eintracht Braunschweig seja um dos mais tensos e competitivos da Alemanha. Ambos os clubes foram fundados na mesma época (1896 e 1895, respectivamente), porém, o time de Hannover foi o primeiro a obter sucesso conquistando dois títulos nacionais, enquanto os leões de Braunschweig ganhavam apenas títulos de divisões menores.

Quando a atual Bundesliga foi fundada em 1963, os dois clubes em questão pleiteavam uma última vaga entre times do norte da Alemanha, sendo a equipe de Hannover a escolha mais óbvia pelos títulos conquistados, número de torcedores e por ter o maior estádio. No entanto, a DFB (Federação Alemã de Futebol) surpreendeu a todos e deu a vaga para o time de Braunschweig, obrigando o Hannover a batalhar dentro de campo pelo acesso à elite do futebol alemão, fato até hoje um tanto indigesto para os seus torcedores.

Ambos os clubes tiveram seus altos e baixos ao longo das décadas, alternando conquistas e rebaixamentos, e disputam a segunda divisão da Bundesliga na presente temporada de 2016/17. Fato é que, independentemente de qual seja a competição, o embate entre essas duas camisas jamais será um jogo comum e uma vitória vale muito mais do que 3 pontos para seus torcedores.

Curiosidades

→ O histórico do confronto entre as duas equipes é bastante equilibrado com atualmente 17 vitórias para cada lado e 15 empates;

→ Após a temporada de 1975/76, Hannover 96 e Eintracht Braunschweig se enfrentaram diversas vezes em divisões inferiores, mas só foram se reencontrar na elite do futebol alemão após 37 anos na temporada de 2013/14, quando as duas equipes disputaram a primeira divisão da Bundesliga juntas novamente;

→ Os dias que antecederam os dois confrontos válidos pela temporada de 2013/14 foram marcados por provocações pesadas e de mau gosto entre as duas torcidas, incluindo alusões ofensivas a Robert Enke, ex-goleiro do Hannover falecido em 2009, gerando revolta e críticas na imprensa alemã.

Nenhum comentário