Ad Home

Últimas

Conheça o “Cartola FC da Bundesliga” e participe da nossa Liga

Para esse ano, a Bundesliga lançou oficialmente o seu próprio Fantasy – o jogo em que você escala o seu time e marca pontos de acordo com o desempenho dos seus jogadores no jogo real. Para quem joga Cartola FC, funciona no mesmo estilo, ainda que com algumas diferenças.

Gostaríamos de convidar você, amante do futebol alemão, a brincar com a gente e mostrar que é especialista em Bundesliga. Entre na nossa liga: Chucrute/Alemanha FC. A competição já começou com a primeira rodada da Bundesliga, mas se você ainda não fez o seu time, não tem problema. Ainda tem muito campeonato pela frente e o título ainda pode ser seu.


Você tem a opção de navegar pelo site em inglês e alemão. Se o seu domínio de inglês for bom, acesse aqui. Se prefere praticar o seu alemão, clique aqui. Infelizmente não há versão em português.

Mas a navegação no site é bem intuitiva e mesmo para quem não entende nenhum dos dois idiomas, ainda dá para brincar. De todo o jeito, vamos tentar explicar o básico nos próximos parágrafos. Se as dúvidas ainda persistirem, procura a gente que tentaremos ajudar.

Como faço para criar uma conta e entrar na liga?

Explicaremos aqui as etapas baseado no site em inglês. Vá em “Register now”, coloque o seu e-mail e escolha uma senha. Na tela seguinte, digite os seus dados pessoais (nome, país de residência, data de nascimento, etc.). Não esqueça de marcar que você concorda com os “termos e condições de uso”.

Após isso, você irá receber um e-mail e deve confirmar a ativação do cadastro clicando no link que lhe foi enviado. A partir daí, escolha um nome para o seu time e indique o clube que você torce.  Isso porque além de participar de uma liga com todos os participantes do jogo, participará também de uma com os torcedores do seu time.

Antes de partir para brincadeira, não deixe de entrar na nossa liga. Vá em “My Leagues”. Na área “Join league”, digite o nome da nossa liga no campo “Search for league”: Chucrute/Alemanha FC. Então clique no nome da liga e quando ela aparecer, clique em “Join league”. Não deixe de chamar os seus amigos clicando em “invite friends via e-mail” e/ou “invite friends via facebook”. Prontinho: agora é só brincar.

Terá prêmios para o vencedor?

Nós estamos tentando viabilizar a entrega de um prêmio para quem for o campeão da nossa liga ao final da Bundesliga. Por hora, infelizmente não podemos garantir nada. Mas cá entre nós, o que vale mesmo é a diversão, certo?

Mesmo assim, algo que podemos garantir é que o campeão será convidado a participar de um programa conosco no Chucrute FC!

Como eu monto o meu time?

Quando for montar o seu time pela primeira vez, vá em “Transfers”. Você começa com 150 milhões de “dinheiros” e ao longo do campeonato esse dinheiro varia de acordo com a valorização ou desvalorização dos seus jogadores. Você deve contratar 15 jogadores diferentes (2 goleiros, 5 defensores, 5 meios-de-campo e 3 atacantes – o jogo define as posições dos jogadores). Para contratá-los basta clicar no símbolo “+” ao lado de cada jogador. Para vendê-los, clique na pequena seta do lado direito do jogador.

Dos 15 jogadores que você escolher para o seu time por rodada, você escolhe os 11 que “irão a campo” e renderão os pontos para você. Então por que existem 15 jogadores para depois você escolher 11? Porque aqui, diferente do Cartola, você só pode trocar 3 jogadores a cada rodada. Temos que montar os times pensando mais no longo prazo.

Assim como no Cartola, o mercado fica aberto entre as rodadas e se fecha enquanto elas se realizam. Mas preste atenção na primeira vez que você for montar o seu time. Não confirme o seu time antes de ter certeza que este é o time para a rodada. Caso faça isso, só será possível trocar os três jogadores permitidos.

Depois de decidir os 15 jogadores do seu time-base, é hora de lançar os 11 que vão a campo e um capitão. Há uma boa variedade de táticas que podem ser escolhidas para o seu time (4-4-2, 3-5-2, etc.). Não se preocupe em salvar o seu time. Isso é feito automaticamente. Vale dizer que você pode substituir jogadores titulares pelos reservas durante a rodada, perdendo assim os pontos do seu titular que já tiver jogado. (exemplo: você escalou um jogador que foi muito mal no jogo de sexta-feira. Você pode substituí-lo por um jogador que ainda não estiver jogado, perdendo assim os pontos deste titular). Se algum titular seu não jogar, ele é automaticamente trocado por um reserva ao fim da rodada.

Pronto! Agora é só torcer pelos seus jogadores!

Como é feita a distribuição de pontos aos jogadores?

Se você entende bem inglês, dê uma olhada aqui que a explicação está melhor. Para resumir, os pontos dependem de gols, assistências, jogo sem sofrer gols, defesa de pênalti (para o goleiro), minutos jogados, divididas e estar no time vencedor entre outros. Pontos negativos são conferidos com gol concedido, cartão amarelo, cartão vermelho e estar no time perdedor, além de outras situações.Os pontos variam de acordo com a posição do jogador (por exemplo um gol de um defensor vale mais pontos que um gol de atacante) O capitão faz o dobro dos pontos, positivos ou negativos.

Como eles se valorizam ou desvalorizam?

Uma pontuação média para cada posição será determinada a cada semana para todos os jogadores que jogarem pelo menos 30 minutos em uma partida. Um jogador irá se valorizar ou desvalorizar de acordo a média dos jogadores para a sua posição.

Aumento de preço:
250.000 - 10 ou mais pontos acima da média.
200.000 - 6 a 9 pontos acima da média.
100.000 - 3 a 5 pontos acima da média.
Sem Alteração - 0 a 2 pontos acima da média.

Queda de preços:
Sem Alteração - 0 a 2 pontos abaixo da média.
- 100.000 - 3 a 5 pontos abaixo da média.
- 200.000 - 6 a 9 pontos abaixo da média.
- 250.000 - 10 ou mais pontos abaixo da média.

Outros fatores:
-100.000 para qualquer jogador que não jogar a partida.
-100.000 para qualquer jogador que recebe cartão vermelho independente de minutos jogados.

É isso! Não deixe de ouvir o Chucrute FC, que em todos os episódios falaremos sobre como está a nossa liga, os jogadores que mais pontuaram, além das análises dos jogos da Bundesliga, como é feito sempre. Boa diversão!

Nenhum comentário