Ad Home

Últimas

Classificação rodada a rodada. Quem mais esteve na liderança, UCL, UEL ou rebaixado?



A Bundesliga é longa. São 34 rodadas até conhecermos as posições finais de cada time. E ao longo dessas 34 rodadas, vamos vendo a classificação do campeonato para enfim termos o que realmente importa: a tabela após a última rodada. É com ela que conhecemos o campeão, os classificados para as competições continentais e os rebaixados para a segunda divisão. Porém, mesmo depois que o campeonato acaba, vale olhar as posições rodada a rodada para ver a evolução das equipes ao longo da competição e por quantas rodadas um determinado time ocupou as posições de título, vaga em UCL, UEL e o tão temido rebaixamento.

Quando o assunto é título, apesar dele só ter só ter vindo na penúltima rodada, o Bayern de Munique praticamente não foi incomodado. O gigante da baviera ficou na primeira posição da tabela em 30 das 34 rodadas. Entre a 2ª e a 5ª rodada - portanto em 4 das 34 jornadas - o Borussia Dortmund liderou a competição pelo saldo de gols, quando os dois times ainda estavam 100%. A partir daí o time aurinegro não teve mais chances, vendo a diferença variar entre 5 e 8 pontos. No final, os dois jogos sem vitória do BVB acabaram rendendo a maior diferença na competição: 10 pontos.

Na briga por UCL, Bayern e Borussia mostram o seu domínio ao ficarem em todas as 34 rodadas com a vaga garantida. Hertha Berlin poderia ter sido a terceira força, já que esteve na zona de classificação em 20 rodadas, mais que a metade do campeonato. Mesmo assim, a péssima campanha no returno acabou tirando o time da capital da principal competição continental. Outros dois times que também não conseguiram a vaga, Schalke 04 e Wolfsburg, estiveram em 12 ocasiões entre as quatro primeiras posições, mas no fim a irregularidade falou mais alto. Essas vagas ficaram com Borussia Mönchengladbach e Bayer Leverkusen, que se garantiram mesmo estando menos nesta parte da tabela: 11 e 10 vezes, respectivamente.

A zona de Liga Europa apresenta o Mainz como o caso mais emblemático: Um dos times surpresa da competição, esteve por 19 vezes entre a 5ª e 7ª posição ao longo da Bundesliga. Apesar disso, não conseguiu estar em zona de UCL nenhuma vez, mesmo em várias rodadas a 1 ponto ou até mesmo empatado com o 4º colocado, mas perdendo no saldo de gols. Bayer Leverkusen e Borussia Mönchengladbach estiveram mais na Liga Europa (17 e 14) do que na Champions League, mas no final conseguiram garantir a vaga na competição mais nobre. Köln e Ingolstadt chegaram a frequentar as posições necessárias para UEL mas perderam o fôlego.

Se somarmos as duas competições europeias, o Wolfsburg esteve em 19 rodadas classificado ou para uma ou para outra. No fim, conseguiu a proeza de não se classificar para nada e ficará a ver navios. Schalke e Hertha Berlin só não estiveram em três rodadas em zona de competição continental (UCL e UEL). Essa regularidade os premiaram com Liga Europa na próxima temporada.

Por fim, a luta contra o rebaixamento foi bem equilibrada até o final. O time que mais "esteve rebaixado" foi o Hannover, que por 25 ocasiões frequentou a zona da degola. Hoffenheim esteve por lá em 21 rodadas, mas com uma arrancada incrível sobre a batuta de Nagelsman conseguiu escapar. Augsburg e Frankfurt inverteram papéis no turno e returno: Enquanto o primeiro esteve 9 vezes na zona do rebaixamento principalmente na primeira metade do campeonato, o segundo tem as mesmas 9 aparições, porém no final do torneio e por conta disso acabou se salvando da queda somente nos playoffs. Stuttgart, o outro rebaixado, esteve em 16 ocasiões na zona onde ninguém quer estar. Pena que uma delas foi na última rodada.  Destaques para os dois promovidos da 2ª Bundesliga: Ingolstadt e Darmstadt não estiveram para cair nenhuma vez.

Tabela ao fim da rodada 20. Muita coisa ainda mudaria.
Título:
Bayern de Munique - 30
Borussia Dortmund - 4

Uefa Champions League (inlcuindo playoff):
Bayern de Munique - 34
Borussia Dortmund - 34
Hertha Berlin - 20
Schalke 04 - 12
Wolfsburg - 12
Borussia Mönchengladbach -11
Bayer Leverkusen - 10
Colônia - 2
Eintracht Frankfurt - 1

Uefa Europa League (incluindo playoff):
Schalke 04 - 19
Mainz - 19
Bayer Leverkusen - 17
Borussia Mönchengladbach - 14
Hertha Berlin - 11
Wolfsburg - 7
Colônia - 7
Ingolstadt - 5
Hamburgo - 2
Werder Bremen - 1

Competições europeias (UCL + UEL):
Bayern de Munique - 34
Borussia Dortmund - 34
Schalke 04 - 31
Hertha Berlin - 31
Bayer Leverkusen - 27
Borussia Mönchengladbach - 25
Wolfsburg - 19
Mainz - 19
Colônia - 9
Ingolstadt - 5
Hamburgo - 2
Eintracht Frankfurt - 1
Werder Bremen - 1

Rebaixamento (incluindo playoff):
Hannover - 25
Hoffenheim - 21
Stuttgart - 16
Eintracht Frankfurt - 9
Augsburg - 9
Werder Bremen - 8
Borussia Mönchengladbach - 6
Hamburgo - 1

Nenhum comentário