Ad Home

Últimas

Lahm pede Rafinha na seleção alemã e descarta atuar nos Jogos do Rio

Brasileiro se tornará cidadão germânico nos próximos dias e Joachim Löw poderá chamá-lo na atual campeã mundial

► Texto original retirado da coluna "Danke, Alemanha" do Fox Sports

A seleção alemã está carente na lateral direita desde a final da última Copa do Mundo, quando Philipp Lahm anunciou sua aposentadoria da equipe. Muitos torcedores e veículos de imprensa pediram a volta do capitão do tetra ao time de Joachim Löw, mas o próprio Lahm avisou que não vai rever sua decisão.

"Qualquer um que me conhece sabe que não volto atrás com as minhas decisões. Eu não me arrependo, foi bem pensado. Foi um período maravilhoso, mas para mim não há caminho de volta", comentou o jogador do Bayern de Munique à revista Münchner Merkur.


Se Lahm não volta mais, pelo menos ele indicou seu substituto na ala da Nationalelf: Rafinha, companheiro de Bayern. "Rafinha na seleção alemã para mim seria definitivamente concebível e ideal. Rafa é um grande cara, ele tem uma enorme qualidade, sabe defender, atacar e joga em alto nível. Um jogador assim pode ser a melhor opção para Löw", disse Philipp.

Rafinha solicitou seu passaporte alemão e se tornará oficialmente um cidadão germânico nos próximos dias, podendo ser convocado pelo treinador da Alemanha. Juntando o período que esteve no Schalke, o brasileiro reside e trabalha no país há 9 anos, sendo que o tempo mínimo necessário para se pedir a cidadania é de 8 anos.

E ele pode sim ser chamado para seleção alemã. Rafinha já atuou em dois jogos pela seleção brasileira principal, sendo dois amistosos, e também esteve na campanha do seu país natal nos Jogos Olímpicos de 2008, quando conquistou a medalha de bronze. Porém, como ainda não fez partidas oficiais pelo Brasil, ele poderia ser chamado por Löw nas próximas semanas.

Rio 2016? Não, obrigado!

Na entrevista, Lahm falou também sobre as especulações de que poderia atuar nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro pela Alemanha. E o lateral desmentiu. "Realmente não existe a possibilidade. Como jogador não, mas poderia ajudar a seleção alemã em outra função fora de campo, talvez", disse o jogador de 31 anos de idade.

"Eu também acho que os nossos jogadores sub-21 que se classificaram para os Jogos Olímpicos têm qualidades e merecem atuar na competição. Eu não posso tirar o lugar deles", acrescentou Lahm. Além do capitão do Bayern, o experiente zagueiro Mertesacker, que também se aposentou da seleção principal após o tetra, foi outro nome ventilado como um dos atletas acima de 23 anos que poderiam ser chamados pelo técnico Horst Hrubesch.

Nenhum comentário