Ad Home

Últimas

Morre Udo Lattek, considerado o maior treinador do futebol alemão

A quarta-feira (04) é de luto no futebol alemão: faleceu o ex-jogador e ex-treinador Udo Lattek, aos 80 anos. Ele estava internado em um asilo em Colônia pois sofria de Mal de Parkinson e demência senil, que se agravaram nos últimos meses.

Como jogador, atuou em times como o Bayer Leverkusen e foi um atacante de sucesso, mas decidiu se aposentar precocemente aos 30 anos para fazer parte do staff técnico da Federação Alemã. E foi como treinador que brilhou e virou o maior comandante do futebol alemão. Na década de 70, Lattek assumiu o Bayern de Münique, transformando o modesto clube da Bavária em uma potência do futebol ao trabalhar com jogadores como Franz Beckenbauer, Sepp Maier e Gerd Müller.

Com 16 títulos na carreira por vários clubes, foi o único treinador na história que conseguiu conquistar os três maiores títulos europeus por três times diferentes: a Copa do Campeões (atual Liga dos Campeões) com o Bayern, a Copa da UEFA (hoje Europa League) com o Borussia Mönchengladbach e a Recopa com o Barcelona. Além disso, Lattek é o maior vencedor da Bundesliga, com oito salvas de prata.

"A notícia da morte Udo Lattek tornou-nos profundamente triste, pois seu nome é tão intimamente associada com a ascensão do Bayern de Munique na década de 70. [...] Ele foi durante décadas uma das grandes personalidades do esporte, nacional e internacionalmente. Com sua morte nós perdemos um dos grandes homens do Bayern, um patrono pessoal e amigo", comentou o presidente do clube bávaro, Karl-Heinz Rummenigge.

Seu último trabalho como treinador foi em 2000, quando passou apenas dois meses no Borussia Dortmund, mas o suficiente para salvar os auri-negros do rebaixamento naquela temporada.

Lattek levanta uma de suas muitas conquista da Bundesliga


Já debilitado, em uma das últimas aparições públicas

2 comentários: