Ad Home

Últimas

'As memórias voltam', diz Thomas Müller sobre título na Copa do Mundo

"O título ninguém mais pode tirar de mim", disse Thomas Müller em entrevista ao site da Fifa. No bate-papo, o meia-atacante alemão de 25 anos falou sobre o título mundial conquistado no Maracanã, contou o que mudou na sua carreira depois do jogo contra a Argentina e analisou o bom começo de temporada no Bayern de Munique.

Confira abaixo na íntegra:

Recordações sobre a final da Copa
"Atualmente preciso admitir que não penso nela com tanta frequência, porque já estamos no meio de uma nova temporada. Por isso, penso mais sempre no próximo jogo. Eu me recordo mais da Copa do Mundo na minha vida pessoal. Sempre chegam pessoas que me parabenizam e agradecem pela alegria que demos a elas. Então as memórias voltam. Foi um período fantástico e não faz muito tempo que acabou"

Atuar na seleção como campeão do mundo
"A atmosfera na seleção sempre foi boa, mas estamos todos contentes de que alcançamos esse objetivo. E a equipe mereceu isso. Mas também temos novas missões. Precisamos mais uma vez jogar as eliminatórias para a Eurocopa. Faz parte. De certa forma é muito brusco de repente pensar "agora preciso voltar a provar a minha qualidade nas eliminatórias", sendo que há dois meses ganhamos a Copa do Mundo. Mas o calendário é este e precisamos nos concentrar e funcionar bem nas partidas para que estejamos presentes na França."

Mudanças após o título
"Não sei se algo mudou. Mas somos campeões mundiais e alcançamos um objetivo gigantesco. O título ninguém mais pode tirar de mim. No Bayern tudo é como de costume, precisamos ganhar todos os jogos, como sempre. E em geral fazemos isso mesmo (risos)."

Fator decisivo para vencer a Argentina
"O fato de termos ganhado a final (risos). Mas, falando sério, o resultado da partida poderia ter sido 2 a 1 ou 1 a 0 para a Argentina. Neste nível o que decide são os detalhes e sempre é preciso ter um pouco de sorte. Obviamente tivemos um ótimo espírito de equipe, trabalhamos muito juntos dentro e fora de campo. Fizermos uma partida muito apertada contra a França. Contra a Argélia precisamos ir para a prorrogação. Neste nível todos dão tudo de si, inclusive nas outras seleções. Todos estão muito bem treinados e têm ótimos treinadores. Isso não faz mais muita diferença. E às vezes o que decide são jogadas individuais e também os detalhes. Tivemos os jogadores certos no momento certo e também a dose de sorte necessária. O Manu (Neuer) defendeu bem, todos nos defendemos bem como equipe. Além disso, o Mario (Götze) fez um golaço, é claro."

Importância dos prêmios individuais
"Para mim não é especialmente importante, mas claro que tem algum significado. É um reconhecimento pelo que fiz. Para o futuro isso não me acrescenta nada. Não posso dizer "eu tenho a chuteira ou a bola e isso significa que sou bom". Pelo contrário, preciso sempre continuar provando o meu valor. Mas isso mostra simplesmente que o meu desempenho também foi uma conquista pessoal e foi premiado."

Bayern muito bem na temporada
"Temos simplesmente uma qualidade excepcional no elenco. Claro que isso não garante resultados. É muito difícil nos derrotar. Temos tantas possibilidades técnicas e talentos individuais que normalmente conseguimos marcar pelo menos um gol em todas as partidas, por isso as chances de sucesso são relativamente altas. Obviamente temos algumas contusões, mas não sei se isso se deve à Copa do Mundo ou se é simplesmente resultado do esforço normal que existe no futebol profissional. O esporte está ficando mais rápido e os jogadores estão mais fortes fisicamente, e percebemos que as contusões estão ficando mais frequentes. Infelizmente, também sofremos algumas. Mas temos uma boa mentalidade em campo e talvez também mais experiência com essas situações."

Um comentário: